sexta-feira, 19 de julho de 2013

Perdidos no Espaço-uyyyytyttyt

Perdidos no Espaço é um seriado de televisão produzido entre 1965 e 1968, que contava as aventuras da família Robinson no espaço, a bordo da nave Júpiter 2, juntamente com o Robô B9 e o Dr. Zachary Smith (Jonathan Harris.Sinopse:No ano 1997, a Terra sofre com sua superpopulação. O Professor John Robinson, sua esposa Maureen, seus filhos (Judy, Penny e Will) e o Major Don West são selecionados para viajar pelo espaço até um planeta do sistema Alpha Centauri a fim de estabelecer uma colônia da Terra para que outras pessoas possam viver lá. Eles estão a ir em uma espaçonave batizada de Júpiter 2. No entanto, o doutor Zachary Smith, um agente de um governo inimigo, é enviado para sabotar a missão. Ele é bem sucedido em reprogramar o robô B9 para destruir os equipamentos da nave 8 horas após a decolagem, mas no processo atrasa-se ficando na espaçonave que decola com ele a bordo. Ele então tenta desativar o robô, mas este percebe que foi desligado e se auto religa. Sem saber do perigo que ele criou para todos, o doutor Zachary Smith decide acordar a família Robinson que estava em tubos de hibernação e quando o pessoal menos espera, o robô B9 inicia a sua programação, conseguindo destruir o sistema de navegação, rádio e vários aparelhos importantes da espaçonave antes de ser desativado. Com a espaçonave em sérias avarias e já muito distante da rota programada, todos a bordo tornam-se perdidos no espaço e agora lutam tentando encontrar o caminho de volta para casa.
O seriado, produzido pela CBS e que tinha como criador e produtor executivo Irwin Allen, foi ao ar pela primeira vez nos Estados Unidos em setembro de 1965 e permaneceu até março de 1968.
A série teve o episódio piloto mais caro da história da televisão, e que nunca foi ao ar (cenas do episódio piloto foram reaproveitadas nos primeiros cinco episódios da série). Segundo rumores da época, caso a série não fosse um sucesso, a CBS poderia quebrar pelo dinheiro gasto na produção.
Irwin Allen foi um produtor de televisão muito bem sucedido, que emplacou outros sucessos tais como "
Terra de Gigantes", "O Túnel do Tempo" e "Viagem ao Fundo do Mar". No entanto, Perdidos no Espaço foi, sem dúvida, seu maior sucesso. Allen aproveitou ainda na sua série elementos do clássico de 1956, Forbidden Planet (br.: O Planeta Proibido), tais como o formato de disco da nave Jupiter 2; e o robô serviçal humanóide, que no filme era chamado de Robby.

Jonathan Harris (que interpreta o doutor Smith) foi contratado por último para participar da série, e por isto aparece nos créditos como "participação especial" (termo usado na televisão pela primeira vez no seriado). Apesar de ter sido o último personagem a ser incluído na idéia da série (no episódio piloto não há Dr. Smith nem o Robô), ele acaba sendo o centro da trama.

Perdidos no Espaço teve 3 temporadas produzidas. A 1ª temporada foi produzida em preto-e-branco. Na 2ª temporada a série ganha cores, mas perde bastante em qualidade, deixando de lado o foco na ficção científica, e adotando um tom mais de comédia. Na 3ª e última temporada, esse tom de comédia se acentua ainda mais. Pouco antes de se começar a produção da 4ª temporada, a série é cancelada, mesmo apesar de alguns roteiros já estarem escritos e de algumas cenas já terem sido gravadas.
A história do seriado se passa no futuro. Em 16 de outubro de 1997, a espaçonave Júpiter 2 está em contagem regressiva para ser lançada ao espaço com a família Robinson, que tentará colonizar um planeta em Alfa Centauri, projeto que resolveria o problema da superpopulação da Terra.
Participavam também da expedição, além do Professor John Robinson, sua esposa Maureen Robinson, e seus filhos, Judy, Will e Penny, o Major Don West que era o piloto da nave Jupiter 2 (no episódio-piloto a nave chama-se Gemini 12 — alusão ao projeto Gemini, do programa espacial norte-americano).
Um espião estrangeiro infiltrado sabota a missão, levando-os a ficar perdidos no espaço. No entanto, este espião-sabotador acaba preso na nave com a família Robinson. Ele é o Doutor Zachary Smith.


O tema musical do seriado ficou a cargo de John Williams, mais tarde consagrado como compositor de sucessos do cinema. E muito bem reaproveitado no filme de 1998.fotos do lado e acima(versão do cinema-1998).



É interessante notar que a série foi encerrada não por estar com baixos índices de audiência, mas por medidas de contenção de despesas da CBS.
No Brasil, a série estreou em 4 de dezembro de 1966, nas tardes de domingo da TV Record, então transmitida apenas para São Paulo, às 18h, logo após o programa Jovem Guarda.
Em 1970, Perdidos passou a ser exibida na Rede Globo, onde ficou até 1978, quando passou para a TV Tupi. Com a extinção da emissora, em 1980, os direitos foram adquiridos pela Rede Bandeirantes, que exibiu a série esporadicamente durante a década de 1980. Em 1988, a TV Gazeta, então com programação dirigida ao público jovem da época, com programas como TV Mix e Clip Trip, compra Perdidos e enfim - graças a protestos de fãs - volta a exibir a primeira temporada da série, produzida em preto e branco e ignorada pelas emissoras anteriores desde que as cores foram instituídas na televisão brasileira, em 1972.
Em 1990, a Rede Record é comprada pela Igreja Universal, que refaz toda a programação da emissora. Como tapa-buraco no horário da manhã, é exibida a faixa Manhã de Aventura, na qual eram exibidas várias séries clássicas, entre elas, Perdidos. Fato curioso é que a reapresentação da Record se iniciou precisamente no episódio seguinte ao último apresentado pela TV Gazeta no ano anterior.
Na televisão a cabo, foi ao ar nos canais Fox durante a década de 90 e FX entre 2003 e 2007.Perdidos no Espaço já teve suas 3 temporadas completas lançadas em DVD no Brasil. A 1ª temporada foi lançada conforme foi produzida, em preto-e-branco, e traz também o episódio piloto "No Place to Hide", jamais exibido no Brasil, e portanto, não-dublado. As 2ª e 3ª temporadas foram lançadas em cores. Todas as 3 temporadas apresentam a dublagem original brasileira, realizada na década de 1960.




 

Elenco:  

AtorPersonagem
Guy WilliamsJohn Robinson
June LockhartMaureen Robinson
Mark GoddardDon West
Marta KristenJudy Robinson
Billy MumyWill Robinson
Angela CartwrightPenny Robinson
Jonathan HarrisZachary Smith


VozPersonagem
Astrogildo Filho e Rebello NetoJohn Robinson
Helena SamaraMaureen Robinson
Ary de ToledoDon West
Neuza Maria e Áurea MariaJudy Robinson
Magali Sanches e Maria InêsWill Robinson
Cristina Camargo e Aliomar de MatosPenny Robinson
Borges de BarrosZachary Smith
José Soares, Jorge Ramos, Amaury Costa e Gilberto BaroliRobô
A narração é de Ibrahim Barchini, Emerson Camargo e Carlos Alberto Vaccari.
A dublagem no Brasil foi realizada pelos estúdios da AIC (
Arte Industrial Cinematografica).É interessante observar que as três temporadas da série foram sensivelmente diferentes uma da outra: a primeira, em preto e branco, tinha mais embasamento tecnológico e apresentava o Dr. Smith como um perigoso espião estrangeiro, porém, pouco a pouco, ele passa a se tornar um covarde preguiçoso; na segunda temporada, a trama, com ênfase na comédia, se centra no Dr. Smith e no Robô, e as aventuras tornam-se cada vez mais absurdas (recheadas de alienígenas birutas, como, por exemplo, em forma de cenoura), e também a partir desta segunda temporada, a série passa a ser em cores; finalmente, na última temporada, cada personagem passa a ter destaque alternadamente, reduzindo a participação do Dr. Smith. Nesta terceira temporada a série voltou a enfatizar a aventura.
  1. No Place To Hide (episódio piloto,   exibido  somente pela tv por assinatura FOX em 1998)

Primeira temporada

Cena do primeiro episódio (1965)
  1. O Clandestino Teimoso (The Reluctant Stowaway)
  2. A Nave Fantasma (The Derelict)
  3. Ilha no Céu (Island in The Sky)
  4. Terra de Gigantes (There Were Giants in the Earth)
  5. Mar Revolto (The Hungry Sea)
  6. Hapgood Esteve Aqui (Welcome Stranger)
  7. Um Estranho Amigo (My Friend, Mr. Nobody)
  8. Invasores da Quinta Dimensão (Invaders from Fifth Dimension)
  9. O Estranho Oásis (The Oasis)
  10. Os Seres Eletrônicos (The Sky is Falling)
  11. A Lâmpada de Aladim (Wish Upon a Star)
  12. A Mini Espaçonave (The Raft)
  13. O Cão Desaparecido (One of Our Dogs is Missing)
  14. O Ataque das Plantas Monstruosas (Attack of The Monster Plants)
  15. Volta à Terra (Return from Outer Space)
  16. O Estranho Colecionador - 1ª parte (The Keeper)
  17. O Estranho Colecionador - 2ª parte (The Keeper)
  18. O Pirata do Céu (The Sky Pirate)
  19. O Fantasma do Espaço (Ghost in Space)
  20. A Guerra dos Robots (The War of the Robots)
  21. O Espelho Mágico (The Magic Mirror)
  22. O Desafio (The Challenge)
  23. O Mercador do Espaço (The Space Trader)
  24. Sua Majestade Smith (His Majesty Smith)
  25. Os Semeadores do Universo (The Space Croppers)
  26. Nem Tudo o que Reluz... (All That Gliters)
  27. A Civilização Perdida (The Lost Civilization)
  28. Um Passeio à Sexta Dimensão (A Change of Space)
  29. A Voz do Espírito (Follow The Leader)

Segunda temporada[editar]

  1. Fuga Desesperada (Blast Off Into Space)
  2. A Estranha Dama Verde (Wild Adventure)
  3. O Planeta Fantasma (The Ghost Planet)
  4. O Mundo Proibido (The Forbidden World)
  5. Circo do Espaço (Space Circus)
  6. O Tribunal das Galáxias (The Prisoners Of Space)
  7. A Máquina Andróide (The Android Machine)
  8. Os Torneios Mortais de Gama 6 (The Deadly Games of Gamma 6)
  9. O Ladrão do Espaço Sideral (The Thief From Outher Space)
  10. A Maldição do Primo Smith (Curse of Cousin Smith)
  11. A Oeste de Marte (West Of Mars)
  12. Uma Visita ao Inferno (A Visit To Hades)
  13. A Destruição do Robô (The Wreck Of The Robot)
  14. O Monstro do Pesadelo (The Dream Monster)
  15. O Homem Dourado (The Golden Man)
  16. A Moça da Dimensão Verde (The Girl From The Green Dimension)
  17. O Cavaleiro Espacial (The Questing Beast)
  18. O Fabricante de Brinquedos (The Toymaker)
  19. Motim no Espaço (Mutiny In Space)
  20. Os Vikings do Céu (The Space Vikings)
  21. Foguete para a Terra (Rocket To Earth)
  22. A Caverna dos Mágicos (The Cave Of The Wizards)
  23. O Tesouro do Planeta Perdido (Treasures Of The Lost Planet)
  24. A Revolta dos Andróides (Revolt Of The Androids)
  25. Os Colonizadores (The Colonists)
  26. Viagem Através do Robô (Trip Through The Robot)
  27. A Família Fantasma (The Phantom Family)
  28. Os Homens Mecânicos (The Mechanical Men)
  29. O Viajante Astral (The Astral Traveller)
  30. O Amuleto da Galáxia (The Galaxy Gift)

Terceira temporada

  1. Os Condenados (The Condemned of Space)
  2. Visita a um Planeta Hostil (Visit To A Hostile Planet)
  3. O Ataque dos Homens-Relógio (Kidnapped in Space)
  4. A Noite do Caçador (Hunter's Moon)
  5. Primitivos do Espaço (The space Primevals)
  6. O Terrível Exército Cyborgue (The Space Destructors)
  7. O Inacreditável Zaybo (The Haunted Lighthouse)
  8. O Misterioso Planeta Verde (Flight Into The Future)
  9. Colisão de Planetas (Collision Of The Planets)
  10. Criaturas da Névoa (The Space Creatures)
  11. A Namorada do Robô (Deadliest of the Species)
  12. Jardim Zoológico das Galáxias (A Day at the Zoo)
  13. O Grande Hotel Espacial (Two Weeks In Space)
  14. A Princesa do Planeta Gelado (Castles in Space)
  15. Robinson Número 2 (Anti-Matter Man)
  16. Ataque à Terra (Target: Earth)
  17. Penny, A Princesa do Espaço (Princess Of Space)
  18. O Mercador do Tempo (The Time Merchant)
  19. O Planeta Prometido (The Promised Planet)
  20. Os Fugitivos (Fugitives In Space)
  21. O Concurso de Beleza Cósmica (Space Beauty)
  22. O Inacreditável Monstro Vegetal (The Flamig Planet)
  23. A Revolta das Plantas (The Great Vegetable Rebellion)
  24. A Enorme Sucata do Espaço (Junkyard of Space)

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Os extraterrestres no Planeta Terra ou V A Batalha Final-Grandes Séries)

por Enrique Elson Lee   



“V” trazia a história de alienígenas que chegavam ao planeta Terra. Eles propunham aliança com os terráqueos, mas, na verdade, seu plano era roubar toda a água do planeta e exterminar a raça humana. A trama era uma metáfora à situação dos judeus durante o holocausto nazista

Os extra-terrestres apresentavam uma forma de lagarto que caminhavam sobre duas patas. Eles vestiam-se com uma espécie de “roupa de borracha humana”, para aparentarem ter a mesma forma e circularem na Terra. No entanto, ficaram famosos ao engolir pequenos roedores vivos como petiscos!

Liderados por Diana, os répteis que vinham do espaço colocaram em prática um plano de conspiração contra os humanos, com o apoio de pessoas influentes, mas que gerou revolta de ambas as raças. Assim, formaram-se grupos de resistências que tentavam expôr a verdade ao mundo.

Sob as ordens de Diana, uma experiência genética foi feita, na qual uma mulher humana fica grávida de um extraterrestre. Ela dá à luz a gêmeos, um com aparência humana e outro, de lagarto. Este morre minutos depois. A menina humana sobrevive, mas com alguns aspectos que lembram sua referência genética. Uma delas é crescer rapidamente, de bebê para criança e posteriormente, para uma jovem adolescente.

Foram ao todo três produções: a primeira, uma minissérie de dois episódios produzidos em 1983 chamada “V”; a segunda, outra minissérie, desta vez com três episódios, produzidos no ano seguinte sob o título de “V – A Batalha Final”. E, a terceira, é a série “V – Os Extraterrestres no Planeta Terra”, produzida entre 1984 e 1985, mas que não conseguiu gerar o mesmo retorno que as minisséries, ficando com apenas 19 episódios.

Roddy McDowall-grandes atores




Roddy McDowall, cujo nome completo é Roderick Andrew Anthony Jude McDowall, (Londres, 17 de setembro de 1928 - Los Angeles, 3 de outubro de 1998) foi um ator britânico nascido na Inglaterra e radicado nos Estados Unidos.

Foi um dos primeiros atores de Hollywood a assumir abertamente sua homossexualidade. Morreu em sua casa, aos 70 anos de idade, em conseqüência de câncer.

Carreira
Com dez anos de idade, atuou em seu primeiro filme, Murder in the Family, em 1938, no papel de "Peter Osborne", o irmão mais moço das personagens representadas por Jessica Tandy e Glynis Johns.


No começo da Segunda Guerra Mundial, transferiu-se com a família para os Estados Unidos e logo estava participando do filme How Green Was My Valley (Como Era Verde o Meu Vale) (1941), dirigido por John Ford, no papel de "Huw". Este filme foi o vencedor do Oscar de melhor filme daquele ano.

Participou de inúmeros outros filmes em papéis infantis, entre eles My Friend Flicka (Minha Amiga Flicka) (1943) e Lassie Come Home (A Força do Coração) (1943), onde atuou com Elizabeth Taylor, também atriz infantil.

Com 18 anos, mudou-se para Nova Iorque, onde atuou em uma longa série de papéis em peças teatrais de sucesso da Broadway.

Além de ter participado de mais de 200 filmes na televisão e no cinema, entre eles The Longest Day (O Mais Longo dos Dias, no Brasil e O Dia Mais Longo, em Portugal) (1962), It! (1966), Planet of the Apes (Planeta dos Macacos) (1968), The Poseidon Adventure (O Destino do Poseidon) (1972), Funny Lady (1975), Evil Under the Sun (Assassinato num Dia de Sol) (1982), Fright Night (A Hora do Espanto) (1985), Fright Night II (A Hora do Espanto 2) (1988) e Around the World in 80 Days (A Volta ao Mundo em 80 Dias) (1989), também escreveu cinco livros.

Participou de quatro dos cinco filmes da saga "O Planeta dos Macacos", como os macacos chimpanzé "Cornelius" e "César"; e de 12 episódios da série de TV (1975), na pele do macaco "Galen".




O Planeta dos Macacos

Planet Of The Apes (1974)

Quando a saga de O Planeta dos Macacos estreou na TV americana, em 1974, muita gente achou que a famosa série do cinema não conseguiria repetir o êxito que teve na telona. A verdade é que a versão para a TV alcançou um público relativamente grande e deu sobrevida a um dos épicos mais importantes da ficção científica moderna. Mas, apesar de ter alcançado sucesso, a série teve apenas quatorze episódios.

Um dos melhores episódios, talvez o melhor, foi "A Herança", onde os dois astronautas Burke e Verdon chegam mais próximos de conseguir descobrir o que houve com a civilização humana e, quem sabe, tentar reconstruí-la. Durante sua viagem fugindo da perseguição dos macacos, Burke, Verdon e o chimpanzé Galen acabam encontrando um cidade em ruínas. Os poucos humanos que eles encontram vivem em péssimas condições vagando pelos escombros da cidade. Quando tentam se comunicar com um desses humanos surge uma patrulha gorila. Os três conseguem escapar sem ser vistos pelos gorilas e, depois do perigo ter passado, se deparam diante de um edifício muito antigo que descobrem ser um velho centro de pesquisas científicas de Okland, perto do que fora San Francisco. Dentro do prédio destruído eles encontram, oculto em um cofre escondido pelo entulho, um projetor holográfico bastante avançado que, quando ativado, transmite a imagem de um dos cientistas do instituto com uma mensagem revelando que, naquela cidade, existe outro cofre secreto contendo boa parte do conhecimento humano acumulado ao longo da história. Quando a máquina vai lhes revelar a localização do cofre ela para de funcionar . Verdon e Burke decidem reparar o projetor mas, quando saem do edifício para buscar o que precisam para fazer os reparos , se deparam com a patrulha gorila novamente. Burke e Galen conseguem escapara mas Verdon é capturado e, junto com ele, uma mulher. Os gorilas os prenderam graças a um garoto faminto que havia visto Verdon em fuga e o denunciou em troca de um pedaço de pão.

A partir desse ponto o episódio mostra Zaius e Urko chegando a cidade depois de terem sido avisados da captura de Verdon. É nesse instante que "A Herança" mostra uma de suas principais virtudes, mostrando o relacionamento de Zaius e Urko de uma maneira mais detalhada. Fica claro para o telespectador que os dois agem e pensam de maneiras muito diferentes, apesar de o objetivo de ambos ser o mesmo. Com Verdon nas mãos, Urko pensa em torturá-lo para obter as informações que quer mas Zaius tem outros planos.

Quando Verdon foi capturado a foto de sua família que ele levava consigo foi tomada pelos gorilas e acaba indo parar nas mãos de Zaius. Ele se mostra intrigado com a foto e se pergunta como ela foi feita durante a conversa com Urko. Diante da indiferença desse último Zaius decide expor seu plano. Ele decide fazer uma experiência com Verdon. Zaius acredita que, pelo fato de os humanos serem muito sensíveis sobre assuntos de família, expor Verdon a uma situação que o faça lembrar de sua própria família irá fazê-lo "baixar a guarda" e revelar as informações que ele (Zaius) quer obter. Urko, é claro, não fica nada satisfeito e ainda insiste em seus métodos violentos......mas acaba acatando as ordens de Zaius e manda prender Verdon junto com a mulher e o garoto.

Verdon é colocado junto com a mulher e o garoto em uma mansão abandonada. Os três, naturalmente, começam a se conhecer. Verdon descobre que a mulher, Arn, é viuva de um humano rebelde e o garoto Kraik vivia abandonado pelas ruas da cidade e praticava pequenos furtos. O que Verdon e Arn não sabem é que Kraik havia sido instruído pelos macacos a lhes revelar tudo que Verdon lhe dizia.

Sem saber dos planos de Zaius, Verdon vai estreitando cada vez mais seus laços com Arn e Kraik. Enquanto isso acontece, Burke e Galen conseguem consertar o projetor holográfico.

Por causa de um desentendimento com Verdon, Kraik se revolta e decide contar tudo que o astronauta lhe contou até então para o oficial gorila que é seu contato. Mas Kraik se arrepende do que fez e acaba revelando os planos dos macacos para Verdon. Os três decidem fugir para tentar encontrar Burke e Galen. Eles conseguem escapar e partem direto para o prédio onde o projetor está. Chegando lá descobrem que Burke e Galen já haviam partido. Verdon, então, decide ativar o projetor na esperança de que ele lhe revele a localização do cofre científico e assim encontrar seus amigos. Mas, no exato momento em que a imagem holográfica iria llhe revelar a localização do cofre, Zaius e Urko chegam ao edifício juntos com vários soldados.

Verdon e o outros só têm tempo de se esconder. Zaius consegue ativar o projetor e este finalmente revela a localização do cofre em uma antiga estação ferroviária. Os macacos partem para lá. Verdon acha que não conseguirão chegar a tempo para alertar Burke e Galen mas Kraik lhe conta que existe um caminho mais curto para a estação e os três partem o mais rápido possível.

Os três chegam à estação a tempo de encontrar Burke e Galen lidando com todo o equipamento que encontraram no cofre científico secreto. A sala está repleta de computadores contendo todo o conhecimento da civilização humana. Mas Verdon decide que infelizmente terão que deixar tudo para trás pois Zaius e Urko já estão chegando. Eles só têm tempo de fugir o mais rápido que podem. No momento seguinte Zaius e Urko chegam a estação. Eles encontram a sala de computadores e Zaius não esconde seu desapreço pela civilização humana. Ele ordena que os gorilas destruam tudo mas Urko hesita em cumprir a ordem, achando que o conhecimento que ali existe poderia dar muito mais poder aos macacos. Zaius, claramente impaciente com a ignorância de Urko, prova para ele que seria perigoso ter esse conhecimento em mãos. Nessa cena, fica evidente como Zaius consegue manipular Urko facilmente numa clara demonstração de que como se dão as relações de poder em uma sociedade autoritária. Urko representa o braço armado dessa sociedade que, apesar de seu imenso poder, não passa de um joguete nas mãos do poder muitas vezes exercido por pseudo-intelectuais como Zaius.

Os macacos acabam destruindo o complexo científico mas Verdon e os outros conseguem escapar ilesos. Arn e Kraik são deixados seguros em uma fazenda cuidada por humanos e Verdon, Burke e Galen prosseguem sua viagem.

"A Herança" foi escrito para ser o último episódio da série mas, por razões não muito claras, acabou sendo o quinto episódio exibido. O roteirista Robert Hamner colaborou em várias séries famosas dos anos 60 e 70. Se prestarmos mais atenção vamos ver que os computadores que aparecem nesse episódio são velhos conhecidos nossos que já vimos nos cenários de Perdidos no Espaço, Túnel do Tempo, Viagem ao Fundo do Mar e outros seriados clássicos. Esse recurso de reaproveitar cenários e equipamentos de outras séries e filmes era relativamente comum na TV americana daquela época. Mas tudo isso é compensado pela boa história de Hamner que soube explorar bem o relacionamento de Zaius e Urko e também o de Verdon com Arn e Kraik dando assim bons momentos para os atores que, sob a direção corretíssima de Bernard McVeety, tornam "A Herança" um episódio cheio de detalhes interessantes que infelizmente não foram melhor aproveitados nos episódios seguintes da série.